3.º SEminário cidadania Digital '25:
Dependência tecnológica, saúde mental e educação
A evolução das tecnologias digitais transformou profundamente a forma como aprendemos, comunicamos e interagimos com o mundo. No entanto, o uso excessivo dessas ferramentas levanta preocupações sobre os impactos da dependência na saúde, especialmente em crianças e jovens.
O “Seminário Cidadania Digital: Dependência Tecnológica, Saúde Mental e Educação”, com duração de três horas, reunirá quatro investigadores especialistas para discutir as consequências, os desafios e o papel da educação nessa nova realidade emergente.
O evento tem como principais objetivos promover uma reflexão crítica sobre os efeitos da dependência tecnológica na saúde mental, analisar as suas implicações no contexto familiar e escolar e, pensar estratégias familiares e escolares para uma utilização mais equilibrada e saudável das tecnologias.
Através de debates e trocas de conhecimento, pretende-se contribuir para uma utilização das tecnologias digitais mais consciente, favorecendo o bem-estar digital das crianças e dos jovens.
destinatários
O “SEMINÁRIO CIDADANIA DIGITAL’25: DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA, SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO”, destina-se a toda a comunidade educativa.
É uma organização do CCTIC ESE-IPB, realiza-se no dia 28 de março com início as 18h00 (hora de Portugal).
A propor como AÇÃO DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO (3 horas) para Educadores e Professores.
inscrições
A inscrição é gratuita mas obrigatória e limitada a 300 inscrições.

ORADORES
3.º SEMINÁRIO CIDADANIA DIGITAL’25: DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA, SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO

JOAQUÍN PAREDES
UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE MADRID – ESPANHA
“LA VIVENCIA DE LA CIUDADANÍA DIGITAL EN LA FAMILIA. ENTRE PROHIBIR Y ACTUAR CON COHERENCIA”
Doctor en Pedagogía. Profesor Titular de Universidad (Lecturer) de la Facultad de Formación de Profesorado y Educación (UAM, España). Enseña sobre tecnología educativa.
Fue Vicedecano de la Facultad de Educación, Director del Departamento de Didáctica y Director del Posgrado de Educación de la UAM, España. Director del grupo de investigación FORPROICE (Universidad Autónoma de Madrid) sobre innovación y formación de profesorado (2011-14) y Secretario General de la Sociedad Española de Pedagogía (2014-18).
Proviene del campo profesional de la educación en el tiempo libre y la animación sociocultural.
Ha colaborado con numerosas universidades españolas en el desarrollo de cursos de Tecnología educativa. También ha colaborado con diversas universidades y entidades por la ciencia latinoamericanas, con cursos sobre el papel del docente contemporáneo, narrativas digitales, blended learning y los procesos de utilización de las TIC en Educación en Valores y Educación Ambiental. Visiting scholar de U. de Girona (España) y Universidad de la República (Uruguay).
Miembro de varios comités científicos, entre otros el Asesor de Formación Virtual de la UAM (2008-10), Directivo de la sociedad científica Rute (http://www.rute.edu.es) (2006-12). Miembro de varias sociedades científicas.
Sus líneas de investigación versan sobre formación pedagógica inicial y continua del profesorado, tecnología educativa, didáctica e innovación.
Autor de más de un centenar de trabajos, entre sus libros están Didáctica General (2008, McGrawHill), La innovación educativa (2009, Síntesis), Cómo enseñar en el aula universitaria (2010, Pirámide), Promover el cambio pedagógico en la universidad (2012, Pirámide), Técnicas de enseñanza (2013, Síntesis), Didáctica inclusiva y transformadora (2019)

LÍGIA AZEVEDO
DIREÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO – PORTUGAL
“BEM-ESTAR E CIDADANIA DIGITAL NAS ESCOLAS”
Licenciatura em Matemática através da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e Mestrado em Ciências de Educação, com especialização em Informática Educacional, através da Universidade Católica Portuguesa.
Em 2006, integrou a equipa de um Centro de Competência TIC, onde desenvolveu iniciativas nacionais e europeias e formação de professores.
Integra, desde 2008, a Equipa Recursos e Tecnologia Educativas da Direção-Geral da Educação, onde dinamiza diversas iniciativas nacionais no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet (Líderes Digitais, Desafios SeguraNet e diversas campanhas de sensibilização).
Integra a equipa de coordenação das iniciativas Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência e Academia Digital para Pais.
Colabora com redes europeias no âmbito da promoção da Educação para a Cidadania Digital (eSafety Label, grupos de trabalho das redes europeias Insafe e Inhope e Conselho da Europa).

SÓNIA SEIXAS
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM – PORTUGAL
“DESCONECTANDO PARA CONECTAR: IMPACTOS E DESAFIOS DO AMBIENTE DIGITAL”
Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Santarém.
Doutorada em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, pela Universidade de Coimbra, com a tese intitulada: “Comportamentos de bullying entre pares. Bem-estar e ajustamento escolar”. Pós-Graduação em Direito, Psiquiatria e Psicologia Forense no Instituto de Medicina Legal de Lisboa. C.E.S.E. (Curso de Estudos Superiores Especializados) em Reabilitação no I.S.P.A.
É coautora dos livros: Plano Bullying – Como Apagar o Bullying da Escola; Diz não ao Bullying – Não deixes que te façam mal!; e Cyberbullying – Um Guia Para Pais e Educadores.

Victor Avendaño Porras
UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA NACIONAL – MÉXICO
“ENTRE LA TECNOLOGÍA Y EL BIENESTAR: DESAFÍOS DE LA CIUDADANÍA
DIGITAL EN LA EDUCACIÓN.”
Doctor en Educación, especializado en tecnologías educativas. Profesor titular C de tiempo completo en la Universidad Pedagógica Nacional.
Director del Instituto de Estudios del Futuro de la Universidad de Boyacá.
Su trabajo académico se centra en el impacto de la inteligencia artificial y las tecnologías emergentes en la educación, con especial énfasis en contextos multiculturales y de alta vulnerabilidad social.
Ha dirigido diversas investigaciones sobre innovación educativa, ciudadanía digital y transformación pedagógica en la era tecnológica.
