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Campanha “Dia da Internet Mais Segura nas Escolas”: Juntos por uma Internet melhor

No dia 11 de fevereiro de 2025 assinala-se o Dia da Internet Mais Segura, que, à semelhança dos anos anteriores, será comemorado em todos os continentes.
Este ano, sob o lema “Juntos por uma Internet melhor”, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas a promoverem atividades no âmbito da Educação para a Cidadania Digital, durante o próximo mês de fevereiro.
Para que as iniciativas desenvolvidas em cada Agrupamento de Escolas/Escolas não agrupadas tenham a devida visibilidade, estas deverão registar-se na página da campanha, preenchendo, para tal, o formulário que permite a georreferenciação das atividades. Para mais informações, aceda à página da campanha “Dia da Internet Mais Segura nas Escolas“.

Consulte o tutorial de registo nesta campanha.

 

IV Ciclo de Encontros Regionais “Capacitação Digital das Escolas – Potenciar aprendizagens com o Digital: estratégias, práticas e monitorização”

No âmbito da Iniciativa Capacitação Digital das Escolas, a Direção-Geral da Educação promove o IV Ciclo de 13 encontros regionais, em colaboração com os Centros de Competência TIC, os Centros de Formação e Associação de Escolas (CFAE), os Embaixadores Digitais e os representantes regionais para a Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Estes eventos tiveram o seu início, ontem, 16 de janeiro de 2025, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e decorrerão até ao dia 12 de março, em diversos locais do país.

Dirigidos aos Diretores de Agrupamentos de Escolas/ Escolas Não Agrupadas (AE/Ena) e aos elementos que integram as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD) das escolas, os encontros regionais de Capacitação Digital das Escolas têm como principais objetivos:

 – Apoiar as escolas na integração de práticas digitais como parte do seu quotidiano pedagógico e administrativo, com particular foco:

(i) na utilização dos LED em contexto de sala de aula e em atividades de desenvolvimento das aprendizagens pelos alunos,

(ii) no desenvolvimento das competências digitais dos alunos;

(iii) na garantia de equidade aquando da realização de provas/exames em ambiente digital.

– Consolidar as redes regionais de apoio mútuo, fortalecendo a comunidade digital educativa.

Além da presença de um orador principal, em cada um destes encontros, está também prevista a realização de laboratórios de diálogo e de momentos para partilha de práticas, sobre diversas temáticas, bem como de momentos informais de reforço de redes de colaboração entre ED, CFAE, Diretores de AE/Ena e de elementos das EDD.

Numa perspetiva de reflexão conjunta, fomentando a troca de experiências e soluções entre as lideranças escolares e as EDD, relativamente ao desenvolvimento digital das escolas, os encontros regionais pretendem potenciar sinergias que permitam, por um lado, dar visibilidade às práticas e às soluções de referência das unidades orgânicas e, por outro lado, contribuir para a sustentabilidade do Plano de Transição Digital.

Os materiais relacionados com os eventos serão disponibilizados, brevemente, em: https://digital.dge.mec.pt/agenda

 

“Laboratórios de Educação Digital: Cenários de Aprendizagem Ativa”- MOOC (Massive Open Online Course) – 2.ª edição

A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito da iniciativa Laboratórios de Educação Digital (LED), vai disponibilizar a 2.ª edição do curso de formação online “Laboratórios de Educação Digital: Cenários de Aprendizagem Ativa”, em formato MOOC (Massive Open Online Course), que contará com uma atualização de recursos.

O curso decorrerá durante o 2.º e 3.º períodos letivos, com o objetivo de apoiar as escolas e os professores na utilização pedagógica dos equipamentos LED e na implementação de atividades práticas nas diversas disciplinas do currículo. 

Com início a 3 de fevereiro de 2025 e conclusão a 5 de maio 2025 (correspondendo a um trabalho global de cerca de 30 horas), o curso, disponibilizado em língua portuguesa, é gratuito e, embora não seja acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), a sua frequência, com aproveitamento, permite a obtenção de um Certificado de Conclusão. 

Ao longo dos diversos módulos, os participantes terão a oportunidade de explorar e refletir sobre as potencialidades educativas dos recursos tecnológicos dos LED, visando o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências elencadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.  

O curso é dirigido aos docentes de todos os grupos de recrutamento (do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário), dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas nos estabelecimentos de ensino básico e secundário, estando aberto a todos os interessados na temática. 

Inscrições e acesso ao curso em: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/laboratorios-de-educacao-digital-cenarios-de-aprendizagem-ativa/  

Aceda ao vídeo de apresentação do MOOC: https://bit.ly/video2EDMOOCLED  

Este MOOC é disponibilizado através da plataforma NAU. Se necessário, consulte o guião de entrada/registo  

Participe! 

Mostra ao mundo o que andas a fazer – Inscrições até 13 de janeiro

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) e o .PT  promovem a 12.ª edição do Sitestar.pt, uma iniciativa que desafia a comunidade educativa à criação de espaços digitais criativos e inovadores com conteúdos em português, que utilizem o domínio .pt, durante o ano letivo de 2024/2025.
 
Os professores podem inscrever as equipas de alunos, com idades entre os 12 e os 18 anos, até ao dia 13 de janeiro de 2025.
 
 
Para mais informações aceda a: www.sitestar.pt ou consulte o site oficial da DECOJovem em www.decojovem.pt.
 
 

Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital – Atividades de Cidadania Digital

O Conselho da Europa designou 2025 como o Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, com o objetivo de destacar a importância da educação para a cidadania digital, como uma prioridade na formação e capacitação de crianças e jovens.

A Direção-Geral da Educação (DGE) associa-se a esta iniciativa, convidando todas as escolas a participarem e a promoverem iniciativas de Educação para a Cidadania Digital, envolvendo as respetivas comunidades educativas. Neste âmbito, a DGE promove e apoia, desde há vários anos, através do Centro de Sensibilização  SeguraNet,  diversas ações, nomeadamente no que se refere à dinamização de  iniciativas de sensibilização, como “Desafios SeguraNet“, “Líderes Digitais“, Escola sem Bullying I Escolas sem Violência” e “Academia Digital para Pais“.

A DGE promove, ainda, as campanhas: “Dia da Internet Mais Segura nas Escolas“, “Age. Fala. Muda. A tua voz contra o Bullying” e “Desinformação em contexto de guerra“, entre outras.

Sempre que necessário, as comunidades educativas podem  recorrer a serviços de apoio, como a Linha Internet Segura, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que dispõe de um sistema para encaminhamento de  ocorrências graves às autoridades competentes sempre que uma criança possa estar em perigo, e o CERT.PT, sob responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que apoia na resolução de incidentes digitais, como os ciberataques.

O Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital representa, assim, uma oportunidade para divulgar e consolidar práticas para uma utilização segura das tecnologias digitais, envolvendo as comunidades educativas na construção de uma sociedade digital mais segura e responsável.
Consulte a infografia que contempla as iniciativas DGE – Educação para a Cidadania Digital.

 

CCTIC ESE-IPB

Concurso Autores Digitais – 6.ª Edição

O CCTIC do IP Santarém lança mais uma edição do concurso Autores Digitais, um concurso que tem como público-alvo alunos dos ensinos do pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e seus docentes, em articulação com as bibliotecas escolares das respetivas escolas e/ou agrupamentos, assim como, com os encarregados de educação.   
Com este concurso, os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde o tema da Educação para a Cidadania “Bem-Estar Digital”, a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online Storyjumper. 
As histórias serão avaliadas publicamente e, à posteriori, por um júri multidisciplinar que identificará as melhores desta edição. Aos vencedores de cada categoria (pré-escolar, 1º e 2º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas. 

Inscrições  até 31/01/2025, através deste formulário.

Aceda ao Regulamento do concurso aqui.

 

Registo de Clubes de Programação e Robótica 2024/2025 – Alargamento do prazo de registo das Escolas com CPR

Esta iniciativa, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação (DGE), criada no ano letivo 2014/2015, tem alcançado uma projeção significativa nas escolas portuguesas. No ano letivo transato, foram 393 os CPR em funcionamento nos diversos estabelecimentos de ensino, abrangendo todos os distritos do país (regiões autónomas incluídas) e alunos de todos os níveis de ensino.

Os CPR assumem especial relevância, pois é já reconhecido que os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também noutras áreas, por contribuírem para o desenvolvimento do pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. Assim, convidam-se todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados a registarem os seus CPR, através do preenchimento de um formulário disponibilizado pela DGE (https://area.dge.mec.pt/dsperobot), até ao dia 15 de janeiro de 2025.

 

 

Registo de Clubes de Programação e Robótica 2024/2025

A Direção-Geral da Educação (DGE) convida todos os estabelecimentos do ensino público e privados a registarem os respetivos Clubes de Programação e Robótica (CPR) em funcionamento, no ano letivo 2024/2025.

A Rede Nacional de Clubes de Programação e Robótica (CPR), criada no ano letivo 2014/2015, tem alcançado uma projeção significativa nas escolas portuguesas. No ano letivo transato, foram 393 os CPR em funcionamento nos diversos estabelecimentos de ensino, abrangendo todos os distritos do país (regiões autónomas incluídas) e alunos de todos os níveis de ensino.

Os CPR assumem especial relevância, pois é já reconhecido que os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também noutras áreas, por contribuírem para o desenvolvimento do pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. Assim, convidam-se todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados a registarem os seus CPR, através do preenchimento de um formulário disponibilizado pela DGE (https://area.dge.mec.pt/dsperobot), até ao dia 20 de dezembro de 2024.

Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas – 2024/25

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, em colaboração com um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital. 

Destacam-se as iniciativas de sensibilização “Desafios SeguraNet“, “Líderes Digitais“, “Escola sem Bullying I Escolas sem Violência” e a “Academia Digital para Pais“. 

Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e sensibilizar para a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE promove as campanhas: “Não à Violência Online“, “Age. Fala. Muda. A tua voz contra o Bullying” e “Desinformação em contexto de guerra“, entre outras.

Estão também ao dispor das comunidades educativas serviços de apoio, como a Linha Internet Segura, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que dispõe de um sistema para remeter ocorrências graves às autoridades competentes sempre que uma criança possa estar em perigo, e o CERT.PT, sob responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que responde a incidentes digitais, como ciberataques.

Numa sociedade em que o digital está cada vez mais presente, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que garantam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens em ambientes digitais. 

Consulte a infografia que contempla as iniciativas DGE – Educação para a Cidadania Digital.

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