6.º Seminário Escola Digital

6.º SEminário escola Digital '23:

Desafios da educação em contextos de diversidade cognitiva

O “SEMINÁRIO ESCOLA DIGITAL’23: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE COGNITIVA”, destina-se a toda a comunidade educativa.

É uma organização do CCTIC ESE/IP de Bragança, realiza-se no dia 09 de junho e releva como ACD para educadores e professores de todos os níveis de ensino (3h).

A inscrição é gratuita mas obrigatória e limitada a 280 inscrições.

Para obtenção de certificado de participação ou de formação deve inscrever-se e participar via plataforma ZOOM.

ORADORES

6.º SEMINÁRIO ESCOLA DIGITAL’23: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE COGNITIVA

CCTIC ESE-IPB

ALBA SOUTO SEIJO

UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

“APRENDER EN LA ERA DIGITAL: UNA MIRADA DESDE LAS ECOLOGÍAS DE APRENDIZAJE”

Alba Souto Seijo: Doctora por la Universidade da Coruña y profesora del Departamento de Pedagogía y Didáctica en la Facultad de Formación del Profesorado de la Universidade de Santiago de Compostela (España). Premio Extraordinario de Doctorado. Es miembro del Grupo de Investigación Educativa Mestura de la Universidade de Santiago de Compostela. Su investigación está vinculada a la formación y desarrollo profesional del profesorado, la formación y aprendizaje a través de las tecnologías, y la educación superior. Cabe mencionar que cuenta con publicaciones en esta temática recogidas en revistas indexadas en bases de datos nacionales e internacionales. Asimismo, ha colaborado en dos proyectos competitivos a nivel nacional. También ha participado en diversas reuniones científicas (congresos, jornadas, encuentros o simposios), la mayor parte de carácter internacional.

CCTIC ESE-IPB

FERNANDA PISKE

INSTITUTO C&S (CRIATIVIDADE E SUPERDOTAÇÃO)

“TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SUPERDOTADAS E/OU COM DUPLA EXEPCIONALIDADE”

Fernanda Piske: Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Realizou Doutorado sanduíche financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Purdue, em West Lafayette, nos Estados Unidos, com enfoque na área da Criatividade no ensino de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD).
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional Uninter.
Ganhou o Prêmio Maria Helena Novaes Mira pelo seu destaque entre os dez melhores trabalhos apresentados durante o III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação.
Presidente e Fundadora do Instituto C&S – Criatividade & Superdotação que visa contribuir com a identificação e o atendimento de crianças e adultos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e/ou com Dupla Excepcionalidade.
Pesquisadora, palestrante, autora e organizadora de livros sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Dupla Excepcionalidade, Criatividade, Afetividade, Desenvolvimento socioemocional, Bullying e Teoria da Complexidade publicados nos Estados Unidos, em Portugal, na Alemanha e no Brasil.

CCTIC ESE-IPB

LUÍS VALENTE

UNIVERSIDADE DO MINHO (CCTIC)

“EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL SOB PARADIGMAS DIGITAIS: QUEM SE ADAPTA A QUÊ?”

Luís Valente: nasceu em Amarante em 1962. É Doutor em Estudos da Criança, na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação, grau conferido pela Universidade do Minho em 2011. Tem experiência de lecionação no Ensino Básico e Secundário e no Ensino Superior.
É docente em mobilidade estatutária na ERTE/DGE, desempenhando funções técnico-pedagógicas no Centro de Competência em TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd). É autor de vários artigos científicos publicados no domínio das tecnologias digitais na educação, avaliação, segurança na Internet e programação de computadores. É coautor de capítulos em livros publicados em Portugal e no Brasil. Participa com regularidade em projetos europeus na área da inovação educacional e das políticas educativas. Integra equipas de trabalho transdisciplinar em torno da Segurança na Internet desde 1999 e no projeto SeguraNet desde a sua criação. É autor independente de software educativo e tradutor voluntário de software com interesse educativo. Integra a comissão técnica do projeto Casa das Ciências desde a sua fundação. Interessa-se pela aprendizagem da programação por crianças, pelas questões da avaliação, equidade e qualidade da educação e das aprendizagens em ambiente digital e pelo impacto social das redes sociais.

CCTIC ESE-IPB

PABLO CÉSAR MUÑOZ CARRIL

UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

“EL APRENDIZAJE-SERVICIO COMO METODOLOGÍA EN LA FORMACIÓN INICIAL DE FUTUROS DOCENTES: DISEÑO DE UNA EXPERIENCIA PARA EL DESARROLLO DE COMPETENCIAS MEDIADAS POR LAS TIC”

Pablo César Muñoz Carril: Doctor en Psicopedagogía y Profesor Titular en el Departamento de Pedagogía y Didáctica de la Universidad de Santiago de Compostela (España). Es coordinador del Grupo de Investigación Educativa MESTURA de la USC. Sus líneas de investigación se centran en la formación del profesorado, el e-learning, la integración de las TIC en la enseñanza, el trabajo colaborativo en línea, las ecologías de aprendizaje y los procesos de innovación en el ámbito educativo; temáticas sobre las que ha dirigido diversas tesis de doctorado con mención internacional. Ha participado como investigador en numerosos proyectos de investigación competitivos, tanto nacionales como autonómicos. Asimismo, ha publicado un amplio número de artículos de alto impacto, libros, capítulos de libro, ponencias, así como material divulgativo. Ha sido Coordinador del Título de Grado de Maestro/a en Educación Infantil en la Facultad de Formación del Profesorado de la USC (campus de Lugo). Colaboró como asesor del Ministerio de Educación Superior, Ciencia e Tecnoloxía (MESCyT) de República Dominicana y fue evaluador en agencias de calidad como la AVAP.

CCTIC ESE-IPB
Voltar ao topo