7.º SEminário escola Digital '24:
Educar em contextos de neurodiversidade
O seminário “Escola Digital: Educar em contextos de neurodiversidade”, é um evento online para repensar a escola e o futuro da educação, que deve ser inclusiva. Este evento é direcionado a professores comprometidos com a criação de ambientes de aprendizagem que acolham a diversidade neurocognitiva, promovendo o potencial de todos os alunos, com base numa aprendizagem personalizada. Abordaremos temas fundamentais como a necessidade de apostar em talentos, o desenvolvimento cognitivo em contextos de neurodiversidade e a necessidade apostar na implementação de planos individuais de desenvolvimento. Prepare-se para um debate com especialistas, sobre estas temáticas, apresentando as suas experiências práticas e as suas dúvidas.
destinatários
O “SEMINÁRIO ESCOLA DIGITAL’24: EDUCAR EM CONTEXTOS DE NEURODIVERSIDADE”, destina-se a toda a comunidade educativa.
É uma organização do CCTIC ESE-IPB, realiza-se no dia 29 de novembro com início as 18h (hora de Portugal).
A propor como AÇÃO DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO (3 horas) para Educadores e Professores.
inscrições
A inscrição é gratuita mas obrigatória e limitada a 280 inscrições.

ORADORES
7.º SEMINÁRIO ESCOLA DIGITAL’24: EDUCAR EM CONTEXTOS DE NEURODIVERSIDADE

ALBERTO ROCHA
PSICÓLOGO E PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA ANEIS
“NECESSIDADES INDIVIDUAIS E DE APRENDIZAGEM NA SOBREDOTAÇÃO”
Alberto Rocha: Doutorado em Ciências da Educação, especialidade em Psicologia da Educação. É presidente da direção da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) e co-coordenador do Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (PEDAIS), da responsabilidade da Delegação do Porto/Gondomar, e diretor da revista científica “Sobredotação”. Membro do Centro de Estudos Globais na Universidade Aberta (CEG-UAb).

CHARLOTTE COELHO
PSICÓLOGA CLÍNICA HOSPITAL TERRA QUENTE
“ABORDAGEM DESENVOLVIMENTAL NA NEURODIVERSIDADE”
Charlotte Coelho: Psicóloga clínica com especialidade no espectro do autismo. Exerceu a sua atividade profissional em Paris (França), em centros de apoio especializado para pessoas com autismo e em instituto médico-educativo para crianças com autismo e perturbações do neurodesenvolvimento. Tem formação em Analise Aplicada do Comportamento (modelo A.B.A.), no programa TEACCH (*Treatment and Education of Autistic and Communication related handicapped CHildren*), na metodologia PECS (*Picture Exchange Communication System*) e no método PCM (*Professional Crisis Management*). Detém ainda uma pós-graduação universitária em ciências cognitivas para a educação infanto-juvenil pela Universidade de Paris (UPEC) e formação específica em sensorialidade no autismo e em autismo no feminino pela National Autistic Society. Ministrou diversas ações de formação a profissionais e ações de sensibilização ao grande público sobre a temática do autismo. Atualmente, acompanha crianças, jovens e adultos com autismo no distrito de Bragança, numa vertente de diagnóstico, intervenção e inclusão.

FERNANDA PISKE
INSTITUTO C&S (CRIATIVIDADE E SUPERDOTAÇÃO)
“NEURODIVERSIDADE NO INSTITUTO DA CRIATIVIDADE & SUPERDOTAÇÃO (C&S)”
Fernanda Piske: Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Realizou Doutorado sanduíche financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Purdue, em West Lafayette, nos Estados Unidos, com enfoque na área da Criatividade no ensino de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD).Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Ganhou o Prémio Maria Helena Novaes Mira pelo seu destaque entre os dez melhores trabalhos apresentados durante o III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação.Presidente e Fundadora do Instituto C&S – Criatividade & Superdotação que visa contribuir com a identificação e o atendimento de crianças e adultos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e/ou com Dupla Excepcionalidade. Pesquisadora, palestrante, autora e organizadora de livros sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Dupla Excepcionalidade, Criatividade, Afetividade, Desenvolvimento socioemocional, Bullying e Teoria da Complexidade publicados nos Estados Unidos, em Portugal, na Alemanha e no Brasil.

ROSALINA VEIGA
AE MIGUEL TORGA // ESE – IP VIANA DO CASTELO
“TRANSFORMAR O ENSINO: A IMPORTÂNCIA DOS PLANOS INDIVIDUAIS DE APRENDIZAGEM”
Maria Rosalina Veiga: Especialista na área científica da Educação e Formação de Professores do Ensino Básico, na especialidade de Educação Especial pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESE.
Pós-Graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes, pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto.
Mestrado (Pré-Bolonha) em Ciências da Educação na especialidade Formação de Professores pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Pós-Graduada em Educação Especial – Deficiência Mental/ Motora, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Docente de Educação Especial no Agrupamento de Escolas Miguel Torga em Bragança e Assistente convidada na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo – IPVC.
